Um filme totalmente Experimental não tem como ser Idealista, pois ele não terá certas características estruturais básicas que são indispensáveis pra uma narrativa satisfatória. Porém, fazendo esta lista, reparei que é mais fácil um filme ser compatível com o Idealismo tendo fortes elementos de Experimentalismo do que tendo fortes elementos de Naturalismo.
O Experimentalismo ainda permite uma alta criatividade, uma "recriação" da realidade de acordo com a visão do artista, uma representação de eventos extraordinários, de maestria técnica, permite o estímulo direto das emoções do espectador — caso o artista seja de fato talentoso (não Pseudo-Sofisticado) e não vá longe demais em sua rebeldia contra a ordem. Já a não-seletividade do Naturalismo quase sempre leva o filme à monotonia e o impede de chegar a grandes extremos, tanto no conteúdo quanto no estilo.
O Experimentalismo costuma atrair artistas inteligentes, ambiciosos, tecnicamente capazes, mas que têm uma visão cínica de mundo e não enxergam sentido/propósito na vida. Já o Naturalismo costuma atrair artistas com menos ambição, menos confiança em suas capacidades enquanto criadores/intelectuais, o que os leva ao registro passivo de coisas não extraordinárias, a histórias sobre personagens comuns, justificadas por altruísmo.
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