quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Cultura - Setembro 2024

18/9 - A Nascente (The Fountainhead) em alta?

Dois filmes importantes de 2024 aparentemente beberam da fonte de The Fountainhead. The Brutalist (2024), que foi uma das maiores sensações do festival de Veneza e deve concorrer a vários Oscars, é sobre um arquiteto que muda para os EUA após a 2ª Guerra e enfrenta uma série de dificuldades até fechar um contrato com um cliente rico. Não vi o diretor Brady Corbet citar o livro de Rand como uma de suas inspirações, mas esta matéria da IndieWire anuncia o filme como uma “homenagem” a The Fountainhead.

Fora este, Francis Ford Coppola colocou The Fountainhead (1949) entre os filmes que inspiraram Megalópolis (2024):



















Não espero, no entanto, que esses filmes carreguem quaisquer mensagens do livro (no caso de The Brutalist, estou esperando quase o oposto).

---------------------------------------

14/9 - Filmes Conservadores

Entre as tendências que continuam numa crescente no cinema, dá para incluir essa onda de filmes voltados especificamente para o público cristão-conservador, que não tinham tanto destaque até uns 3, 4 anos atrás. Entre as maiores bilheterias dessa semana, temos 4 filmes desse tipo (que costumam ser artisticamente precários, produzidos fora do sistema, e movidos pela “mensagem”): Am I Racist? (o novo documentário do Matt Walsh, de What Is a Woman?), Reagan (uma cinebiografia do Ronald Reagan), The Forge (do diretor/pastor Alex Kendrick) e o 5º filme da série Deus Não Está Morto.

É um sinal negativo de que o declínio da era “woke” não está incentivando uma nova onda Idealista, apenas uma revanche “anti-woke”.



4 comentários:

Dood disse...

Esse filme Deus Não Está Morto já tem um 5 filme? Caramba, eu lembro quando estreou aqui com a distribuidora Graça Filmes, do Missionário RR Soares. Será que ainda tem o Kevin Sorbo (da série Hercules dos anos 90 feito pelo Sam Raimi) no elenco?

Caio Amaral disse...

Nem lembrava desse Kevin Sorbo! Pelo que vi, ele não está no “Deus 5”, mas está em Reagan! Pela filmografia no IMDb, ele tem feito no mínimo uns 3 filmes por ano dessa linha cristã.

Dood disse...

Durante minhas pesquisas eu vi que ele se converteu e dedica seu trabalho como ator nesses tipos de filmes, uma que também enverdou para isso foi a Mira Sovino com o Você Acredita?. Tenho que assistir o filme que a fez ficar famosa, o Poderosa Afrodite.

Kevin Sorbo foi um ator marcante pra mim por causa do seriado Hercules, eu acabo sempre lembrando dele por conta dessa série do Sam Raimi. E acabou saindo o spinoff da Xena que gosto bastante. Sou suspeito porque gosto dessas séries dos anos 90, e acho as coisas do Sam Raimi uma das melhores criadas. Descobri recentemente a série Jack of All Trades com o Bruce Campbell como ator principal, a canastrice dele me dá vontade de rir a beça. Não é a toa que Raimi tem uma espécie de gratidão por ele por conta de Evil Dead.

Caio Amaral disse...

De Poderosa Afrodite pra musa cristã realmente foi uma volta e tanto hehe. Lembro dela no Sound of Freedom, mas não sabia que ela tava fazendo filme assim direto. Atores que se associam a esse nicho normalmente não têm mais expectativa de fazer sucesso em Hollywood né..

Eu já sou fraco com séries de TV desde a adolescência, então não acompanhei nenhuma dessas... mas Xena eu lembro das chamadas.