domingo, 25 de fevereiro de 2018

Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha

Judi Dench certamente sabe interpretar uma rainha (ela já tinha interpretado a Rainha Victoria antes em Sua Majestade, Mrs. Brown e a Rainha Elizabeth I em Shakespeare Apaixonado, pelo qual ela ganhou o Oscar de Atriz Coadjuvante) e sua performance aqui é pra mim a única coisa que realmente vale a pena destacar no filme.

A produção está indicada aos Oscars de Maquiagem e Figurino, que certamente são bem feitos, embora muito do prazer estético do filme seja comprometido por uma fotografia apenas mediana e pequenos desleixos na direção.

O filme conta a história de uma amizade inesperada que se forma entre Victoria e um jovem indiano, que é enviado a Londres para presenteá-la com uma moeda especial do país numa cerimônia sem grande importância. Mas ao quebrar o protocolo e olhar Victoria nos olhos, Abdul acaba chamando a atenção da rainha, que começa a exigir a presença dele em suas atividades cotidianas.

É compreensível a atração que Victoria sente por Abdul. Ela é uma mulher tão poderosa (não só por seu cargo, mas também por sua personalidade) que acaba sendo um alívio encontrar alguém que ouse ser espontâneo e leve em sua presença, fazendo ela se sentir um ser humano normal pela primeira vez em muito tempo.

Conforme a amizade vai se desenvolvendo, o filme cai um pouco na monotonia de intercalar momentos alegres entre Victoria e Abdul com cenas que mostram a indignação dos outros membros da corte (que não aceitam o espaço sendo conquistado por Abdul), demorando pra apresentar um conflito mais sério que leve o enredo pro próximo patamar.

Quando finalmente surge esse conflito, o problema é que ele acaba sendo sério demais, comprometendo a gostabilidade do personagem de Abdul e impedindo a gente de continuar torcendo pela amizade entre os dois plenamente, que a partir daí começa a soar mais como uma relação duvidosa entre uma senhora rica carente e um jovem aproveitador. Ao fim da história, eu já estava começando a concordar com os "vilões" e a achar que a melhor coisa a ser feita seria mandar Abdul de volta pra Índia.

É o tipo de filme água-com-açúcar que não inspira grandes paixões em ninguém, mas também não ofende, e parece feito sob medida pra você assistir à tarde na TV junto com sua avó sem ter que passar por qualquer desconforto.

A direção é de Stephen Frears, que apesar de já ter feito um ótimo filme de rainha (A Rainha de 2006, com a Helen Mirren) e um bom filme com a Judi Dench (Philomena) não foi tão certeiro agora quando resolveu juntar as 2 coisas.

--------------------

Victoria & Abdul / Reino Unido, EUA / 2017 / Stephen Frears

FILMES PARECIDOS: Florence: Quem É Essa Mulher? (2016) / A 100 Passos de um Sonho (2014) / Intocáveis (2011)

NOTA: 5.0

Nenhum comentário: