ERA CLÁSSICA:
- Levada da Breca (1938)
- O Mágico de Oz (1939)
- ...E o Vento Levou (1939)
- A Mulher Faz o Homem (1939)
- Núpcias de Escândalo (1940)
- Dumbo (1941)
- Cidadão Kane (1941)
- Ser ou Não Ser (1942)
- Casablanca (1942)
- Agora Seremos Felizes (1944)
- Desencanto (1945)
- A Felicidade Não Se Compra (1946)
- Os Sapatinhos Vermelhos (1948)
- Crepúsculo dos Deuses (1950)
- Cantando na Chuva (1952)
- Janela Indiscreta (1954)
- Rastros de Ódio (1956)
- A Ponte do Rio Kwai (1957)
- Testemunha de Acusação (1957)
- 12 Homens e Uma Sentença (1957)
- Um Corpo que Cai (1958)
- Intriga Internacional (1959)
- Ben-Hur (1959)
- Psicose (1960)
- Amor, Sublime Amor (1961)
- Lawrence da Arábia (1962)
- Os Pássaros (1963)
- Dumbo (1941)
- Cidadão Kane (1941)
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- Casablanca (1942)
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- A Felicidade Não Se Compra (1946)
- Os Sapatinhos Vermelhos (1948)
- Crepúsculo dos Deuses (1950)
- Cantando na Chuva (1952)
- Janela Indiscreta (1954)
- Rastros de Ódio (1956)
- A Ponte do Rio Kwai (1957)
- Testemunha de Acusação (1957)
- 12 Homens e Uma Sentença (1957)
- Um Corpo que Cai (1958)
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- Ben-Hur (1959)
- Psicose (1960)
- Amor, Sublime Amor (1961)
- Lawrence da Arábia (1962)
- Os Pássaros (1963)
- Doutor Jivago (1965)
- A Noviça Rebelde (1965)
- Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (1966)
- A Primeira Noite de um Homem (1967)
Woody Allen
Frank Capra
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Os melhores filmes de terror
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Os Piores Filmes
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- A Noviça Rebelde (1965)
"NOVA HOLLYWOOD":
- Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (1966)
- A Primeira Noite de um Homem (1967)
- Primavera para Hitler (1967)
- 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)
- Era uma Vez no Oeste (1968)
- A Filha de Ryan (1970)
- Laranja Mecânica (1971)
- Encurralado (1971)
- O Poderoso Chefão (1972 e sequência: 1974)
- O Exorcista (1973)
- 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)
- Era uma Vez no Oeste (1968)
- A Filha de Ryan (1970)
- Laranja Mecânica (1971)
- Encurralado (1971)
- O Poderoso Chefão (1972 e sequência: 1974)
- O Exorcista (1973)
- Barry Lyndon (1975)
- Rede de Intrigas (1976)
- Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
ERA IDEALISTA 70s-90s:
- Tubarão (1975)
- Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)
- Guerra nas Estrelas (1977 e sequência: 1980)
- Alien, o Oitavo Passageiro (1979 e sequência: 1986)
- Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu (1980)
- O Iluminado (1980)
- Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)
- Guerra nas Estrelas (1977 e sequência: 1980)
- Alien, o Oitavo Passageiro (1979 e sequência: 1986)
- Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu (1980)
- O Iluminado (1980)
- Os Caçadores da Arca Perdida (1981 e sequências: 1984, 1989)
- E.T. - O Extraterrestre (1982)
- Poltergeist: O Fenômeno (1982)
- A Escolha de Sofia (1982)
- Férias Frustradas (1983)
- Laços de Ternura (1983)
- A Hora do Pesadelo (1984)
- O Exterminador do Futuro (1984 e sequência: 1991)
- De Volta para o Futuro (1985 e sequências: 1989, 1990)
- Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987)
- Corra que a Polícia Vem Aí! (1988)
- Curtindo a Vida Adoidado (1988)
- Esqueceram de Mim (1990 e sequência: 1992)
- Louca Obsessão (1990)
- Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990)
- Uma Linda Mulher (1990)
- O Silêncio dos Inocentes (1991)
- Thelma e Louise (1991)
- Mudança de Hábito (1992)
- Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993 e sequência: 1997)
- A Lista de Schindler (1993)
- E.T. - O Extraterrestre (1982)
- Poltergeist: O Fenômeno (1982)
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- Férias Frustradas (1983)
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- A Hora do Pesadelo (1984)
- O Exterminador do Futuro (1984 e sequência: 1991)
- De Volta para o Futuro (1985 e sequências: 1989, 1990)
- Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987)
- Corra que a Polícia Vem Aí! (1988)
- Curtindo a Vida Adoidado (1988)
- Esqueceram de Mim (1990 e sequência: 1992)
- Louca Obsessão (1990)
- Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990)
- Uma Linda Mulher (1990)
- O Silêncio dos Inocentes (1991)
- Thelma e Louise (1991)
- Mudança de Hábito (1992)
- Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993 e sequência: 1997)
- A Lista de Schindler (1993)
- Um Sonho de Liberdade (1994)
- O Rei Leão (1994)
- O Rei Leão (1994)
- Twister (1996)
- Independence Day (1996)
- Contato (1997)
- Independence Day (1996)
- Contato (1997)
ANOS 2000-PRESENTE:
- Matrix (1999)
- O Sexto Sentido (1999)
- Cidade dos Sonhos (2001)
- Adaptação (2002)
- O Segredo de Brokeback Mountain (2005)
- O Sexto Sentido (1999)
- Cidade dos Sonhos (2001)
- Adaptação (2002)
- O Segredo de Brokeback Mountain (2005)
- A Travessia (2015)
- O Retorno de Mary Poppins (2018)
- O Retorno de Mary Poppins (2018)
-----------------
ALTERNATIVOS / CULT:
- Coronel Blimp - Vida e Morte (1943)
- "Trilogia Trash" (Pink Flamingos 1972, Female Trouble 1974, Desperate Living 1977)
- O Massacre da Serra Elétrica (1974)
- Rocky Horror Picture Show (1975)
- Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975)
- Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975)
- A Vida de Brian (1979)
- Xanadu (1980)
- Sexta-Feira 13 (1980 e sequências: 1981, 1982)
- Mamãezinha Querida (1981)
- Mamãezinha Querida (1981)
- Veludo Azul (1986)
- Dogville (2003)
- High School Musical (2006 e sequências: 2007, 2008)
- Ninfomaníaca: Volume 1 (2013)
GRANDES REALIZADORES:
* James Cameron
* James Cameron
* Walt Disney
* Alfred Hitchcock
* Stanley Kubrick
* David Lean
* David Lean
* Steven Spielberg
OUTROS:
OUTROS:
Woody Allen
Frank Capra
Charles Chaplin
George Cukor
John Ford
Howard Hawks
John Ford
Howard Hawks
John Hughes
Akira Kurosawa
George Lucas
David Lynch
Michael Powell e Emeric Pressburger
Michael Powell e Emeric Pressburger
Ridley Scott
Lars von Trier
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Billy Wilder
Robert Wise
William Wyler
Robert Zemeckis
William Wyler
Robert Zemeckis
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39 comentários:
Curiosidade: porque os High School Musical? Pelo que observei em algumas críticas, os filmes foram massacrados. Mas não cheguei a assistir nenhum.
Caio, estou indo pra São Paulo semana que vem e gostaria de saber como está a crise aí no estado do seu ponto de vista. Sei que não tem nada a ver com cinema, se não quiser não precisa responder. Obrigada.
Qual crise? Da água? Ou econômica? Não sou a melhor pessoa pra discutir isso pq não acompanho sempre os noticiários, etc.. as pessoas falam muito, mas no meu dia a dia não posso dizer que houve alguma grande mudança.
É que o pessoal de outros estados estão comentando que em SP está um caos, mas sem ser específicos em que ponto. Eu fiquei curiosa e resolvi perguntar pra única pessoa que conheço que tem um blog e responde os comentários e é de SP. Mas fico feliz em saber que a tal "crise" não afeta a todos. Bjs
Pode vir tranquila! Hehe. Bjs.
Fala caio, sempre leio seu blog, mas nunca comento. Bom... Adorei a lista, só tiro os de terror que nao curto esse gênero. Tem alguns aí que nao assistir, vou aproveitar pra assistir. Na minha lista colocaria tbm scarface, os bons companheiros, era uma vez na américa, era uma vez um verão, três homens em conflito, os brutos tbm amam, trilogia dos doláres, o assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford, os jovens pistoleiros, Butch Cassidy, rastros de ódio, matar ou morrer, pacto de justiça, o homem que Matou o Facínora, silverado, eldorado, Assim Caminha a Humanidade, django, djando livre, pulp fiction, kill bill, bastardos inglórios, prenda me se for capaz, o aviador, os intocáveis, os imperdoáveis, jovens demais para morrer, etc. São esses que me lembro. Assisto filmes online, vc tem algum site para indicar? Abs!
Oi Valdir.. Valeu pelas dicas..! A maioria desses eu já vi, mas um ou outro vou dar uma pesquisada.. Os filmes do Sergio Leone eu curto e deixei representados pelo Era uma Vez no Oeste que entrou na lista.. John Ford tb sou fã, e o Rastros de Ódio entrou tb.. Brian de Palma, Scorsese.. acho mto talentosos, é que geralmente não me empolgo taaaanto com filme sobre gangsters, criminosos, a ponto de estarem entre meus filmes de cabeceira.. mas há ótimos do gênero.. Não sou expert em ver filmes online.. Mas descobri esse Popcorn Time que achei muito bom, parece um Netflix, mas funciona com torrents.. dá pra achar bastante clássico, embora seja mais fácil encontrar os lançamentos, claro.. Abs!
Só questionaria a inclusão da seqüência de "Esqueceram de Mim", mas talvez você tenha optado por mencionar todas as seqüências de filmes que entraram na lista.
É bom ver que "Beleza americana" ficou de fora, assim como alguns outros filmes louvados exageradamente e imerecidamente vencedores do Oscar.
Pedro.
Oi Pedro! Não mencionei o 2 só pra incluir todas as sequências, mas pq achei esse bom tb.. um dos retratos mais inesquecíveis de Nova York, pelo menos pra crianças.. o 3 já não gosto nada..
Beleza Americana é um filme que na época me impressionou (eu tinha uns 16 anos).. mas tenho certeza que se eu visse de novo hj teria problemas com todo o cinismo, etc.
Aceita pedidos? Gostaria muito que fizesse uma lista dos piores filmes que você viu. Sei lá, as maiores decepções, ou os piores de cada gênero, ou os que vc n gosta msm. Faz um comentário em cada um de pq vc não gosta de cada filme. Queria mt ver. Não precisa ser 10.
Brigada, bjs.
Quis dizer não precisa ser 100 (cem). Errei. desculpa
Olá... em 2008 eu fiz um "Bottom 20" aqui no blog listando meus 20 piores... especificando se eu não gostava do filme pq eu o achava mal feito/sem talento, se era pq ele caía na categoria "vergonha alheia", ou se era pq eu o considerava imoral/odioso, por causa dos valores. Mas depois de uns anos tirei do ar pq não queria ficar disseminando o ódio por aqui, rsss.. Outra dificuldade é a seguinte: os filmes do meu Top 100 eu vi diversas vezes cada um... então pude "comprovar" que realmente gosto deles, analisando de ângulos diferentes, em momentos diferentes, etc... já os filmes que eu detesto eu geralmente vejo só 1 vez e tento esquecer da experiência, rss.. então filmes que eu vi há mtos anos eu mal lembro dos detalhes.. só lembro da emoção geral que ele me provocou.. então fica difícil argumentar, se alguém começar a me atacar aqui defendendo o filme, etc. Mas vou pensar na ideia.. tks.
Ainda mais que na época você era um pouco mais agressivo e a internet não estava tão disseminada. Hoje em dia é muito comum encontrar lista de piores (insira nome aqui). E as pessoas SEMPRE vão criar discussões discordando das escolhas.
O diferencial é que você é um crítico diferente mesmo, e o seu blog destaca-se de muitos por aí. Então acho que vale a pena mesmo você pensar no assunto.
Caso ataquem você defendendo o filme, fecha os comentários para aquele post ou simplesmente ignora. Vlw flw.
Já fiz uma seleção de filmes.. só que são muitos.. é impossível eu comentar cada um, teria que lançar um livro, rs. Mas vou pensar em um jeito de deixar claro por que não gostei deles..
"Up! Altas Aventuras" fica um pouco delirante demais na parte final, com aqueles cachorros com aparelhos de fala e aquele vilão que teria de ter no mínimo 115 anos para a história fazer sentido. Mas é uma boa animação.
É.. o roteiro tem uns pontos fracos.. mas achei muito bonito o filme.. alguns eu incluo aqui não necessariamente por serem os mais perfeitos da história.. mas como representantes de uma categoria de filmes digna de menção.. nesse caso as animações da Pixar.. assim como Os Galhofeiros não é um filme impecável, mas eu o incluí pra representar as comédias dos irmãos Marx que vistas em conjunto são brilhantes..
Sem Coração Valente?!? Magoei
Haha, mas nesse caso é pq não vejo Coração Valente há uns 20 anos, rs. É um q preciso rever logo.
Vc n colocou Ingmar Bergman na lista. Vc não gosta dele? o que acha dos filmes dele?
Em geral não gosto do Bergman não - assim como não gosto de Fellini, Godard, Tarkovsky e boa parte desses cineastas "estrangeiros" renomados. Eles são quase todos Subjetivistas em estilo, e têm um Senso de Vida Malevolente.. já vi uns 14 filmes do Bergman.. quando eu era mais novo costumava respeitar mais.. dava notas altas.. mas conforme fui amadurecendo intelectualmente, fui percebendo que não era uma apreciação honesta.. abs!
Achei o Jack Nicholson caricato demais em O Iluminado. Seu personagem, em vez de assustar, é quase risível. Acho a Hora da Zona Morta uma adaptação melhor de Stephen King.
Pedro.
Não poderia discordar mais, hehe. abs.
Caio, qual a sua percepção sobre Magnólia (1999)?
Oi.. vi Magnólia 3 vezes no cinema, e na época gostei bastante - mas já devem ter uns 15 anos que não revejo, então não posso fazer uma análise muito precisa.. Mas em geral vejo como um filme com um "senso de vida malevolente" (os personagens são todos decadentes, problemáticos, há uma visão pessimista do ser humano e da vida) porém extremamente original, criativo, bem feito, bem atuado, divertido.. No final dos anos 90 / início dos anos 2000 foi quando o cinema americano começou a romper com o Idealismo e inúmeros filmes mais sombrios começaram a se destacar.. a diferença (em relação aos tempos atuais) é que na época os padrões estéticos eram bem mais elevados (basta pensar que só em 99, além de Magnólia, tivemos filmes como Beleza Americana, Clube da Luta, Quero Ser John Malkovich - todos esses roteiros parece geniais quando pensamos nos filmes "malevolentes" lançados hoje em dia). Então ainda tenho respeito por boa parte desses filmes, mesmo eles não sendo meu tipo favorito de cinema.
Vi um artigo na National Review sobre "Um Sonho de Liberdade", que está há uma década em primeiro lugar na lista dos favoritos dos usuários do IMDb. Também acho que seja um grande filme, um dos meus preferidos, que infelizmente não foi muito valorizado quando de seu lançamento, na época os críticos só tinham olhos para "Forrest Gump", que hoje parece bastante datado, e "Pulp Fiction".
https://www.nationalreview.com/2020/04/movie-review-the-shawshank-redemption-retains-inspirational-power/
Pedro.
Como falei lá no outro post.. Forrest Gump está em 12º nesse ranking, então não tenho essa visão sua de que é um filme que fez sucesso na época mas agora foi esquecido.. no IMDb minha nota é 8 pra ambos.. acho ambos muito bons, mas não chegaram a entrar nesse meu top 100 aqui.. mas não os vejo há muitos anos, então isso poderia mudar quem sabe.
Uma coisa que pouca gente lembra é que O Poderoso Chefão sempre foi o filme número 1 do IMDb.. o site costumava ser minha home page desde os anos 90.. e O Poderoso Chefão parecia imbatível.. Um Sonho de Liberdade era o segundo.. O que aconteceu foi que, em 2008 quando lançaram Batman: O Cavaleiro das Trevas, as pessoas ficaram tão alucinadas com o filme que houve uma campanha enorme pra colocá-lo em primeiro lugar, o que eventualmente aconteceu.. Daí ficou Batman em primeiro, O Poderoso Chefão em segundo, e Um Sonho de Liberdade em terceiro... Nessa matéria dá pra ver um print do ranking nessa época:
https://www.firstshowing.net/2008/the-dark-knight-currently-ranked-1-on-imdbs-top-250/
Daí com o passar das semanas, mais pessoas foram votando no Batman, e naturalmente a média foi caindo, e o filme saiu do 1º lugar. Mas pra surpresa de todos, quando o ranking voltou ao normal, O Poderoso Chefão não era mais o número 1, e sim Um Sonho de Liberdade.. Ou seja, o que provavelmente aconteceu é que, o fã clube do Christopher Nolan (que é bem hardcore) pra colocar Batman em primeiro lugar, não apenas deu 10 pro filme, como foi lá e deu uma nota mais baixa pro Poderoso Chefão.. fazendo ele sair da posição natural dele.
Apenas uma curiosidade, hehe.. não que essas coisas tenham grande significância. abs!
Não é que Forrest Gump tenha sido esquecido. Quando disse que teria ficado datado foi porque, como muita gente comenta, o filme depende muito de referências a figuras históricas da geração baby-boom. Um personagem que cumprimentou Kennedy, Johnson e Nixon soa mais impressionante para quem nasceu em 1945 do que para os nascidos em 1990 ou 2000. Para estes Nixon soa tão distante quanto Napoleão Bonaparte ou Henrique VIII. É como na série dos Simpsons, que por ser ambientada num presente eterno, teve de "esquecer" dados da vida de alguns personagens que ficaram antigos demais, como o fato de Seymour Skinner ter lutado no Vietnam ou o vovô Simpson na II guerra mundial.
Forrest Gump não é de jeito nenhum um filme ruim, mas me agradou menos que Um Sonho de Liberdade. Forrest é, em resumo, a história de um homem absurdamente sortudo. Talvez seja engraçado por isso, mas não captei muito o humor. Na época em que assisti só me impressionou por parecer muito conservador, para os padrões da época, pelo retrato extremamente negativo que fazia da contracultura dos anos 60.
Pedro.
Quando vi Forrest Gump em 95/96 (devia ter uns 12 ou 13 anos) eu não tinha a menor noção de quem eram essas figuras.. pra mim também eram tão distantes quanto Napoleão (já na época)... ainda assim o filme fez sentido pra mim.. vendo o filme dá pra entender que é uma montagem, uma brincadeira, que são eventos históricos importantes.. e o humor vem da ideia daquele personagem tolo ter vivido tudo isso sem ter noção de nada.. podiam ter retratado qualquer evento histórico, assim como A Vida de Brian mostra um personagem tolo interagindo com a vida de Jesus.. eu não conheço nada sobre a Bíblia, mas consigo pegar as piadas, etc.. bons filmes não exigem um grande conhecimento externo pra fazerem sentido, só uma noção bem geral de história. Agora claro, se o senso de humor não é seu estilo, se o filme projeta valores que não te interessam.. ninguém é obrigado a ser fã, hehe. 👌👍
Vi Forrest Gump no cinema, eu diria que é um filme que marca justamente por ser uma narrativa real em cima de um personagem fictício simplório e como ele faz tudo que ele passa como algo simples a ser superado.
Pelo menos é a conclusão que tiro disso tudo.
Caio, o q vc acha dos filmes do Peter Jackson? Mais especificamente a trilogia do anel e King Kong.
Eu vi esses filmes há uns 15 anos então não tenho como me aprofundar muito.. King Kong lembro de ter achado bem feito.. os Senhor dos Anéis nunca me empolgaram.. é o tipo de fantasia que não me atrai, muito desconectada da realidade.. não acho a trama envolvente, bem contada (discuti isso na postagem As 5 Histórias Idealistas) e como os filmes são extremamente longos, isso acaba se tornando uma questão ainda mais grave.. também não me identifico com o senso de vida, os temas de sacrifício por um bem maior, não vejo graça nos anti-heróis centrais.. Nem é tanto culpa do Peter Jackson, é mais o tipo de história e os tipos de valores e personagens que não me pegam.. por isso também não sou muito fã de Harry Potter, Game of Thrones, que projetam coisas parecidas. abs!
o q vc acha de Kramer vs Kramer?
Quando vi achei bom por ter ótimas atuações, personagens bem construídos, diálogos maduros.. Nunca se tornou um dos meus favoritos por conta do aspecto Naturalista.. Um filme como Manhattan do Woody Allen (mesmo ano de Kramer) me atrai mais, acho mais estimulante, criativo.. ou Laços de Ternura, que está no meu top 100... Kramer tem uma certa crueza que não me agrada tanto.. lembra muito o Marriage Story (2019), mas menos malevolente. Nessa fase (final dos anos 60 até o final dos anos 70) a cultura americana estava numa fase sombria parecida com a atual.. e isso se refletia no cinema, nos vencedores do Oscar, etc. Mas claro que as coisas pioraram muito né.. comparando com os tempos atuais e um filme como Marriage Story, o Kramer acaba parecendo mais leve, positivo.
Olá, Caio.
Quase terminei esta lista. Como disse, um cardápio para um baquete em que todo final de semana eu vejo um ou dois. Embora eu goste bastante de A Hora do Pesadêlo e alguns Slashers antigos, estou com sérias dificuldades de entender os motivos pelos quais os Sexta-feira 13 foram relacionados ali. Gostaria de pedir a gentileza, caso lhe for conveniente, de explicar o que tu viu nos três Sexta-feira 13 que talvez eu tenha ignorado. Muito obrigado.
Oi Leonardo.. minha intenção nessa lista não era reunir os filmes mais sofisticados esteticamente necessariamente, e sim reunir meus exemplares favoritos de diversos gêneros que considero bons tipos de entretenimento.. então tem exemplos de comédia pastelão, de filmes trash, filmes cult.. além claro dos clássicos tradicionais. Sexta-Feira 13 está mais pra essa linha "B"/midnight movie, como um exemplar favorito do gênero slasher.. no capítulo onde discuto terror eu indico como esse tipo de filme pode respeitar princípios idealistas (bem vs. mal, vilão maior-que-a-vida, set pieces, etc) mesmo quando não são tão elaborados quanto um Psicose, etc. Sexta-Feira 13 se destaca pra mim mais pela reunião de boas ideias e elementos do que pela realização técnica dos filmes em si (eu citei os 3 primeiros na lista, mas no fundo estou falando da série como um todo, pelo menos até a parte 8). Eu tenho um grande respeito por pessoas que conseguem criar certas imagens ou símbolos que se tornam eternos. Por exemplo.. uma vez fiquei pensando em que predadores seriam ainda mais ameaçadores que um tubarão ou um tiranossauro pra um filme de ação/terror (que não fosse fantasioso). Leões? Piranhas? Daí vc começa a ver que Spielberg realmente parece ter "roubado" as melhores ideias, rs. Da mesma forma, acho que os elementos do Sexta-Feira 13 (viagem de amigos / o acampamento / as cabanas / o lago / a floresta / o Jason em si) criaram um setting ideal pra um slasher.. tanto que inaugurou o sub-gênero "summer camp horror" que é popular até hoje. Acho que há um medo da natureza selvagem e daquilo que é rústico (como por exemplo levantar uma tábua num terreno abandonado e o receio de que tipo de bicho você pode encontrar escondido ali) que o filme usa muito bem em seu favor através desses elementos (a ideia de nadar num lago onde não se pode ver o fundo.. ou de entrar numa cabana que parece não ver um faxina há anos). Também acho muito curioso como demora até o 3º filme até Jason chegar na sua imagem icônica com a máscara de hockey.. e outras peculiaridades da série, como o fato do 1º filme ter um assassino humano, e a série dar uma guinada sobrenatural a partir do segundo.. acho divertido tb o som "ch ch ch, ah ah ah.." que assim como a trilha de Tubarão, é um recurso pra indicar a presença do assassino (o compositor revelou que na verdade são as sílabas "ki" e "ma" distorcidas.. tiradas da frase "kill her, mommy!"). Enfim.. são pequenos detalhes assim que pra mim dão uma certa magia à série, mas certamente do ponto de vista técnico/artístico, eu não colocaria esses filmes na mesma categoria de um Alien, etc. Entendo quem não curte tanto. abs!
Olá, Caio.
A partir de suas observações, percebi que estou tão habituado aos ícones do terror que já os abordei como certos. Meu processo mental deveria ser invertido. Em vez de pensar Sexta-feira 13 como um “Psicose ao contrário”, poderia ter sido o de avaliar a criatividade da soma dos elementos. Como tu colocou, de como os set-pieces são dosados em um slasher de forma a evitar “inflação de mortes”, como os melhores do gênero respeitam o princípio da ascensão até o momento de um confronto maior-que-a-vida com um personagem igualmente marcante, etc – observar as verdadeiras virtudes do filme.
Isto posto, também revi alguns do John Carpenter e me surgiu a dúvida que me motivou a publicar o presente comentário. No Halloween há aquelas longas tomadas externas. A princípio pensei a direção quisesse criar uma atmosfera com um ritmo mais lento do primeiro ao segundo ato. Depois comecei a pensar que foi um recurso para aumentar o tempo do filme. Então lembrei que Carpenter também dirigiu parecido em outros filmes, como Fuga de Nova Iorque, em que há longas tomadas sem música ou diálogo. A dúvida é: tu considera este recurso como boa ou má direção? O que torna tais longas tomadas tão mais tediosas e de menor qualidade do que as longas tomadas de Lawrence da Arábia ou de Barry Lyndon, por exemplo?
Também vou aproveitar a oportunidade e publicar aquelas perguntas que acumulei ao longo do tempo – as quais esperava a “perfeição cronológica” para publicar. Embora sejam diferentes do tema da postagem e da primeira parte do comentário.
-Qual a tua avaliação de Avatar? Tu também percebeu um subtexto anti-america, anti-tecnologia, pró-tribalismo e pró-misticismo? Se estes subtextos são verdadeiros, é possível que a dicotomia de estilo e valores torne Avatar um filme Anti-Idealista? E se o que segue também é verdadeiro, poderiam as ofensas de Yaron Brook dirigidas à Cameron não terem sido exagero (de que ele é um marxista, etc)?
-Existe contradição na relação de Steven Spielberg com a DreamWorks? Tenho a impressão de que a DreamWorks é um manancial de Anti-Idealismo. Dentro deste tema, também resgato Shrek como um produto anti-Disney, pelo qual Spielberg se interessou, e a colocação de Guardiões da Galáxia como um de seus filmes preferidos.
-A respeito daquele comentário sobre o remake de Caça-Fantasmas no post sobre a cultura. Eu já tenho as minhas suspeitas, mas gostaria de saber de ti, porque Caça-Fantasmas não é um representante do Idealismo?
-Por fim, aqui gostaria mais de propor uma discussão do que uma dúvida. Há alguns meses assisti de forma despretensiosa O Poço e o Pêndulo (1991). Fiquei surpreso que gostei da cena de abertura. A associação do simbolismo religioso com a morte, pessoas bem vestidas em um ambiente decrépito – tal como o clero que orna-se a esconder sua podridão. O contraste do humor em interrogar, julgar e punir o esqueleto ao mesmo tempo em que todos ali levam a situação a sério. Me pareceu uma boa cena para estabelecer todo o tom do filme com o tema da inquisição, apresentar o caráter do vilão e demostrar de forma exagerada os absurdos da religião. Minha avaliação é da cena somente, não do restante do filme. Acho que dentro de sua proposta, ela me lembrou da análise que Ayn Rand fez de Notre Dame de Paris em A Arte da Ficção. Também o Tomás de Torquemada (um verdadeiro vilão da vida real) de Lance Henriksen é bastante próximo da imagem que tenho de Claude Frollo do livro, e este tipo de vilão eu acho psicologicamente interessante. Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=KLaKml78-Tk
Pensando na premissa, de fato há muito de "Psicose ao contrário" no Sexta-Feira 13, rs. Bem observado!
O Halloween original é um filme que eu sempre lembro de forma vaga.. sem lembrança de *momentos* específicos até o confronto final.. daí revejo pra tentar lembrar por que ele é tão importante, e acabo me frustrando um pouco com a narrativa. O vilão é marcante, claro.. e o filme tem seus méritos.. Mas sinto a narrativa meio frouxa também em alguns trechos.
Sobre as tomadas longas.. acho que não é tanto a questão de ter ou não cortes, e sim de como a cena está prendendo sua atenção segundo após segundo.. Se tiver muitos cortes, mas ainda assim a narrativa parecer sem propósito, as imagens na tela não tiverem energia, não conduzirem sua atenção de uma ideia interessante para outra.. vai ser chato. Agora se a tomada é longa, mas ela cria um certo suspense.. indicando que algo importante está pra acontecer - como uma figura misteriosa surgindo de uma miragem - aí ela pode usar essa lentidão pra gerar intriga e te prender. Como na cena do monomotor de North by Northwest.. O filme não tem aquele ritmo parado o tempo todo. Então por contraste, fica claro que a lentidão tem um propósito especial ali.. que terá um pay off (Ascensão - terminará num clímax). Você não sente que o filme está parado por falta de conteúdo/ideias. O mesmo acontece na cena de Close Encounters onde o protagonista está construindo a montanha na sala.. e tem a TV passando notícias do lado direito. A câmera fica travada.. mas você percebe uma tensão sendo construída. Um conceito interessante em direção é o dos "beats".. uma cena é composta por vários "beats": os diálogos, ações dos personagens, movimentos de câmera, tudo isso vai criando "beats" ao longo da cena, pontuando ideias novas, mesmo que não haja cortes. Isso é o que mantém uma cena ágil, mais até do que a edição. Já no estilo Naturalista, não há esse comando da atenção da plateia.. a câmera apenas fica registrando o ambiente, tipo de câmera de segurança.. e não constrói pra nada. Por isso entedia. No caso de Kubrick/Lean há também o fator da produção e do espetáculo visual.. Há um magnetismo natural quando coisas fisicamente impressionantes estão acontecendo na tela - pense na minúcia em cada enquadramento do Kubrick, na forma como ele coreografa os movimentos dos atores.. ou na logística em Lawrence de fazer o ator vir andando pelo deserto até se tornar um pontinho no horizonte.. se fosse apenas um homem vindo pela calçada, não haveria tanta energia na tela.. e a cena não poderia se dar ao luxo de durar tanto tempo.
Avatar é um filme que eu adorei quando vi no cinema... mas depois de uns anos começou a me incomodar em alguns pontos (não só pelas mensagens, mas principalmente por umas questões mais básicas de roteiro). O James Cameron já inseriu essas mensagens contraditórias anti-tecnologia em outros filmes.. mas ainda assim o espectador saía do cinema com vontade de ter um Exterminador como protetor.. ou de viajar no Titanic.. ou de andar na empilhadeira da Ripley. Ele associava tecnologia a cenas empolgantes, emoções positivas... Já em Avatar, a tecnologia não é o "brinquedo" mais atraente... é usada mais pelos vilões... o filme quer que a gente se encante mais pelo natural, pelo místico, tribal, etc. A descoberta de Pandora na primeira metade eu acho fantástica.. nada contra querer encantar pela "natureza" nesse ponto. Já a parte da história que foca nos nativos... no protagonista querendo virar Na'vi... na luta da tribo contra os homens... essa eu já acho que tem problemas. Gostaria de rever Avatar pra avaliar melhor.. Mas dificilmente classificaria como Anti-Idealista. Provavelmente acharia um caso misto... um filme feito basicamente dentro dos moldes Idealistas, mas contaminado por algumas más ideias. Esse lado ambientalista do Cameron pra mim não é o bastante pra chamá-lo de "marxista", hehe... só torna ele meio inconsistente, assim como tantos artistas em Hollywood, tantos bilionários. Mas entendo melhor as críticas do Yaron a este filme em particular... o problema é que a miopia dele pra estética o impede de ver qualquer mérito no filme... tudo se resume ao posicionamento ideológico mais explícito.
O Spielberg também não tem princípios ideológicos muito firmes. Tanto que "apadrinhou" o Guillermo Del Toro naquele Oscar... aceitou ser presidente do júri no festival de Cannes e elogiou muito o vencedor (que no ano foi Azul É a Cor Mais Quente!). Ele tem um senso de vida muito positivo, mas não tem uma base intelectual/filosófica consciente, do tipo que a gente discute aqui (ele mesmo admite que evita analisar seus trabalhos desta forma, por medo disso afetar negativamente sua intuição artística). E como personalidade ele quer sempre ser diplomático, respeitar a todos, não julgar nenhum estilo de arte como melhor ou pior.. então ele fica muito à mercê da cultura. Vejo conflitos nele sim, mas a Dreamworks eu sempre vi como um business principalmente… Um estúdio como a Universal, ou a Paramount, que faria todo tipo de filme... não algo que iria sempre refletir o estilo de cinema dele (até porque tinham outros sócios né). Vejo mais a Amblin Entertainment com esse propósito.
O Ghostbusters original tem um certo anti-heroísmo nos protagonistas e uma atitude meio tongue-in-cheek onde ninguém parece levar nada a sério... que é o que me faz colocá-lo uns degrauzinhos abaixo na escala de idealismo, hehe. Mas tem muitas coisas divertidas também (que sonho seria se os filmes "cínicos" de hoje tivessem esse nível de criatividade).
O Poço e o Pêndulo eu nunca assisti! Então deixo pra comentar depois… Nem que eu veja só a tal cena inicial… abração!
A Malvada (All About Eve) ñ é um dos melhores filmes na sua opinião?
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