quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Diário - Setembro 2022

29/9: Saiu recentemente o trailer de Depois do Universo, produção da Netflix dirigida pelo Diego Freitas, que é meu amigo e me mandou o roteiro ainda na fase de desenvolvimento pra eu dar meus pitacos (é a segunda vez que tenho a chance de vestir meu chapéu de "script doctor" numa produção dele, a primeira foi pro longa O Segredo de Davi). No caso do Diego, meu objetivo não é tentar empurrar o roteiro pra uma direção Idealista, pois sei que as referências dele são um pouco diferentes das minhas (ele é bem mais fã do cinema pós-1999 do que eu, e não se incomoda tanto com temas como autossacrifício etc.). Ainda assim, acho fascinante a tarefa de entender qual o objetivo do cineasta, que referências ele tem em mente, e investigar se há algo no roteiro que possa estar em desarmonia com esse objetivo final. Em Depois do Universo, meu principal alerta foi que a história, pelo menos no papel, parecia Naturalista e pessimista demais pra um filme que supostamente queria estar na prateleira de romances adolescentes como A Culpa é das Estrelas / Se Eu Ficar / Como Eu Era Antes de Você. Vendo o texto isolado, sem saber como seria a fotografia, quem seriam os atores, se seria uma produção Netflix (que costuma ter uma estética mais comercial), tive a impressão de um filme com cara de "cinema nacional" desses que mostram dramas da periferia, etc. — e minha teoria é que, embora esses romances americanos abordem realidades tristes, que no fundo o que atrai o público teen são os atores bonitos, o lifestyle atraente; o sofrimento seria apenas um antídoto pro guilty-pleasure, e não poderia passar muito do ponto. Por outro lado, a história de Depois do Universo era romântica demais pro público Que Horas Ela Volta? ou seja, corria o risco de ficar num meio-do-caminho que não agradaria nenhum dos dois nichos. Conhecendo o Diego, já imaginava que a produção não iria por essa rota mais crua/realista, pois tudo que ele faz costuma ser bem cool e comercial visualmente. Então nem sei até que ponto foi necessário o meu toque, de qualquer forma, pelo trailer o filme parece ter ficado bem no clima dos romances americanos citados. Como espectador, vai ser interessante olhar pras anotações que fiz na fase do roteiro e ver o quanto elas batem com o filme final — ou seja, ver que características vieram direto do roteiro, e quais vieram de elementos da produção (uma percepção que é difícil de ter em outros contextos).

------------------------------

29/9: Dias 22 e 23 de Setembro ocorreu a Ayn Rand Conference em São Paulo. Pude finalmente conhecer o Yaron Brook (após anos acompanhando o Yaron Brook Show) e cumprimentar outros palestrantes como Tal Tsfany, Gloria Álvarez, Dennys Xavier e Renata Barreto. Durante uma palestra fiz uma pergunta pro Yaron sobre altruísmo — o quanto ele acha que o altruísmo é honesto nas pessoas, e o quanto é mais uma máscara para desejos "egoístas". Sempre tive uma visão diferente da dele nesse ponto, e talvez isso possa virar mais um texto pra série "Problemas do Objetivismo".

2 comentários:

Leonardo disse...

Olá, Caio.

Vi o diário só agora. Qual foi a resposta do Yaron Brook à sua pergunta? na mão dele é uma edição revisada de A Virtude do Egoísmo?

Depois de nossa conversa esta semana, eu ia lhe perguntar qual o nome do seu amigo (Diego Freitas). Que bom que postou logo rsrsrs. Vou procurar os filmes dele.

Quanto ao lançamento do livro do seu pai, foi esta semana mesmo? Ainda tem aquela cópia?

Caso assista o Halloween Ends, gostaria de pedir que postasse pelo menos a nota, caso não poste toda uma crítica. Ainda não me decidi se vou ao cinema ou espero o streaming. Geralmente espero suas notas antes de comprar os ingressos.

Já saíram aqueles laudos e avaliações? caso não tenha problemas, me conta no privado.

Por fim… admito que o seu brainstorming foi e está sendo um enorme desafio para transformar em trama. Mas acredito que já tenho algo, uma sinopse pelo menos.

Caio Amaral disse...

Oi Leonardo! Na mão do Yaron é o A Virtude do Egoísmo sim.. é uma edição recente, acho que a mesma que foi lançada no Clube Ludovico há uns anos.

Esse post já estava no ar quando nos falamos, mas acho que você ainda não tinha visto! O Diego está iniciando a produção do 4º longa já.. mas até agora só 1 saiu. Como disse, ele tem uma visão diferente da minha, mas pelo menos conhece o conteúdo do blog, tem interesse nessas ideias.. ainda que siga outras referências (ele adora o James Cameron, por exemplo.. mas se ele tivesse a chance de fazer um filme big budget.. acho q iria pra uma linha mais Christopher Nolan / Darren Aronofsky).

O livro do meu pai foi lançado sim..!
Chama "Memórias de um Cineasta Publicitário" - Wellington Amaral Jr.
Depois te falo se conseguir uma cópia extra.

Devo ver o Halloween entre terça e quarta.. com certeza vou comentar algo!

Ah sobre a história.. eu fiquei 1 ano com essa premissa na cabeça e não defini o plot.. hehe.. Nem era a expectativa resolver isso em 1 semana, apenas pensar em mais possibilidades.. abs!