sexta-feira, 2 de setembro de 2022

The Anarchists | Crítica

Série documental da HBO Max sobre uma comunidade de anarquistas americanos que foi se formando em Acapulco ao redor da conferência "Anarchapulco", um festival criado em 2015 que passou a atrair milhares de anarquistas e libertários anualmente ao México. É mais um desses documentários que expõem o lado negro de ideologias, cultos — não sei se o gênero está em alta ou eu que tenho me deparado mais frequentemente com séries assim, mas é um tema que sempre me fisga a atenção. Fãs da Ayn Rand como eu certamente acharão a história envolvente, pois há vários paralelos entre o objetivismo e o libertarianismo (há um membro da comunidade chamado "Juan Galt" e um outro importante chamado "John Galton"). Mas pra mim a série acabou servindo também pra expor o abismo que existe entre as duas filosofias, e o quão incompatível o objetivismo é com o anarquismo, ou mesmo com o libertarianismo de figuras como Ron Paul (que participa como palestrante da Anarchapulco). Rand chamava os libertários de "hippies da direita"; já achei essa caracterização um pouco exagerada (até porque o libertarianismo tem vários subgrupos), mas depois de The Anarchists, o apelido não poderia parecer mais apropriado.

The Anarchists / 2022 / Todd Schramke

Satisfação: 8

Nenhum comentário: