terça-feira, 3 de maio de 2022

Jackass Para Sempre | Crítica

Jackass Para Sempre poster oficial
Mais uma compilação de sketches e pegadinhas da turma do Jackass, que apesar de mais velhos, continuam conseguindo "elevar" o nível das brincadeiras, algumas pra mim inassistíveis, como a do pula-pula ou a da aranha no tubo (não sei dizer ao certo se esse filme foi o "pior" de todos nesse sentido, ou se eu que me tornei mais sensível desde que o último saiu em 2010).

Falando em sensibilidade, pra mim foi interessante assistir ao filme no mesmo dia em que terminei de ler o livro Pessoas Altamente Sensíveis da Elaine N. Aron (que fala sobre pessoas que absorvem estímulos externos e internos com mais intensidade que a maioria). Entendi por que em algum nível me "fascina" esse tipo de pessoa que se submete a dores e situações horríveis, e sai rindo do outro lado — pois elas são meu exato oposto (um barulho desagradável às vezes já é o bastante pra arruinar meu humor).

Ao entender que existem diferenças biológicas que determinam nossas respostas a estímulos, a dor, e que a evolução "de propósito" programou algumas pessoas para serem altamente sensíveis, e outras pra serem brutamontes, os "dons" de pessoas como Johnny Knoxville e Steve-O se tornam menos incompreensíveis; consegui ver o filme até refletindo sobre as vantagens de existirem pessoas assim na sociedade.

Sobre o filme em si, pra mim é difícil fazer uma crítica, pois tudo depende da graça das brincadeiras e dos skits individuais, e eu tenho dificuldade de distinguir um filme do outro (no caso dos 3 primeiros, que vi faz tempo), mas o padrão criativo continua bom, considerando o gênero (achei divertidas algumas referências cinematográficas sutis, como o Buffalo Bill ao fundo no momento "O Silêncio dos Inocentes") e a crítica em geral tem considerado este o melhor da franquia.

Jackass Forever / 2022 / Jeff Tremaine

Satisfação: 7

Categoria B/C: É um caso difícil de avaliar. Não vejo como romantização da burrice, do niilismo, pois não há dúvidas que o filme concorda que essas pessoas são idiotas, e as coloca ali como objetos de riso. Ao mesmo tempo, acho difícil chamar de "Idealista" um filme onde pessoas bebem sêmen de porco etc., mesmo se tratando de uma comédia (o que vale pra filmes do John Waters também). Talvez o problema seja mais a violência explícita, o desejo de causar aflição, nojo, que tem seus limites mesmo num contexto cômico (principalmente quando são imagens reais).

Filmes Parecidos: Jackass 3D (2010) / Bad Trip (2021) / Anjos da Lei (2012) / Brüno (2019)

Nenhum comentário: