ANOTAÇÕES:
(Os comentários a seguir foram baseados nas notas que fiz durante a sessão.)
- A sequência inicial já deixa a impressão do filme ser meio malfeito, e da Chloé Zhao não ter mão pra esse tipo de cinema (o que já era meio óbvio). A cena na praia tem uma fotografia feia; a ação não é bem coreografada; a escolha da trilha na hora do título é estranha; Angelina Jolie que merecia uma grande entrada já é revelada no meio de outros heróis de forma casual, como uma mera coadjuvante; um simples movimento de câmera que só precisava acompanhar a adaga sendo pega no chão parece desleixado, pois a câmera não acompanha direito a subida; mais pra frente em cenas de diálogo onde não há trilha sonora, ouve-se um som ambiente estranho de fundo, que deixa o filme com cara de produção independente, etc.
- Os Eternos estão há 5 séculos aguardando o retorno dos monstros (Deviants), mas quando finalmente um deles aparece na Terra, em vez do filme criar uma cena impactante, grandiosa, o monstro surge num riozinho em Londres, numa sequência bem esquecível.
- O filme devia ser uma história simples de heróis tentando livrar o mundo dos invasores, mas a narrativa vai ficando extremamente confusa. Vamos pulando de um milênio pro outro, de um continente pro outro, de uma cultura pra outra... não é criado um universo coeso nem uma estrutura clara.
- Muitos atores parecem mal escalados. Poucos convencem como super-heróis ou têm o tipo de carisma certo pro gênero (e quem tem, é mal aproveitado).
- O documentário sendo gravado é um alívio cômico que destrói a seriedade de vários momentos. E o filme fica insistindo no personagem do cinegrafista, que não tem muita graça ou relevância.
- Os filmes de heróis hoje parecem ser os que mais lutam pra não provocar nenhum senso de admiração... Não só nenhum herói consegue se destacar direito pois o foco é todo no esforço coletivo (temos até uma "uni-mente"), como o filme segue as tendências de borrar a linha entre bem e mal, mostrando heróis agindo de forma destrutiva, traindo os outros, criando conflitos internos... E o maior obstáculo deles é o Celestial dentro da Terra, que não é uma criatura má, porém seu nascimento requer a destruição do planeta... Então em vez de um embate claro entre bem e mal, o filme foca mais em dualidades, conflitos de interesse complexos etc.
- A narrativa continua um caos... Uma hora o filme discute a origem do universo, daí do nada estamos em Hiroshima ouvindo um discurso sobre a bomba, depois vamos pra um musical de Bollywood — há uma bagunça de elementos, e às vezes nem sabemos claramente o que é flashback e o que está acontecendo de fato (SPOILER: a Salma Hayek acho que morre umas 3 vezes na história, e quando ela aparece, eu nunca sei se ela usou poderes de regeneração, ou se ela ainda está morta e é um flashback).
- A maneira como o Celestial vai saindo do centro da Terra não faz o menor sentido. Em vez do planeta rachar, é como se ele estivesse emergindo de um líquido, quando na verdade ele já teria que ter destruído todo o manto e a crosta terrestre daquela região antes de chegar na superfície (aliás, o Celestial está pequeno demais pra uma criatura que deveria ter quase o tamanho do planeta... se ele é "só" deste tamanho, dava pra deixá-lo nascer tranquilo que ele não iria destruir o planeta inteiro). Sem falar que foi fácil demais matá-lo (esforço coletivo parece realmente ser a solução pra tudo).
- SPOILER: Alguns auto-sacrifícios no final pra manter a tradição... Pelo menos aqui temos algo menos clichê: um herói que comete um suicídio real, motivado por culpa, em vez de um ato altruísta pra salvar alguém!
- SPOILER: Um pouco anticlimático a Duende abrir mão da imortalidade pra realizar seu sonho de ser humana, mas depois de transformada, o filme mostrá-la numa cena cotidiana, com cara de emburrada, como se nada tivesse mudado (em vez de mostrá-la feliz, vivendo seu sonho).
- Ridículo o Celestial gigantesco surgindo nos céus, pra no fim só dar uma "bronca" nos heróis, e dizer que volta mais tarde pra resolver se irá puni-los.
------------------------------
Eternals / 2021 / Chloé Zhao
Nível de Satisfação: 0
Categoria F: Anti-Idealismo
Filmes Parecidos: Mulher-Maravilha 1984 (2020) / Capitã Marvel (2019) / O Último Mestre do Ar (2010)